Prémios do Artesanato FIA Lisboa
Os Prémios de Artesanato têm como missão valorizar e estimular a produção artesanal portuguesa.
Vencedores 2024
1º PRÉMIO: “Alforge Tradicional Barrosão”
Fernando de Araújo Pereira – Fernando Rei
Menção Honrosa: “Colcha de Labirinto”
Marta Teixeira da Cruz
Menção Honrosa: “Cante Alentejano”
Carlos Alberto Alves
Menção Honrosa: “Superação”
Maria da Conceição Medeiros
1º PRÉMIO: “Albarrada”
Catarina Tudella
Menção Honrosa: “Tiara da Deusa Grega Gaia”
Isabel Carneiro
Menção Honrosa: “Faca para Cogumelos”
Telmo Roque
Menção Honrosa: “Abeira”
Teodolinda Semedo
Júri 2024
Os Concursos de Artesanato Português da FIA Lisboa desempenham um papel crucial na valorização e preservação das atividades artesanais.
A FIA Lisboa não só celebra a riqueza cultural do nosso artesanato, mas também incentiva o desenvolvimento económico e social das comunidades artesanais, fortalecendo a identidade cultural e fomentando o orgulho nacional.
Tenho o privilégio de integrar como membro do júri da FIA Lisboa há mais de uma década, uma experiência que tem sido profundamente enriquecedora. A cada ano observo a criatividade e a evolução dos mestres artesãos, refletida nas obras submetidas a concurso.
Avaliar estas peças é uma responsabilidade e uma honra, pois cada criação é o testemunho do talento, da dedicação e da paixão dos nossos artesãos. Através deste papel, contribuo para a promoção e reconhecimento dos melhores trabalhos, incentivando a excelência e a continuidade desta arte ancestral.
Por isso, é com grande entusiasmo que continuo a apoiar e participar nesta importante iniciativa.
Participar como elemento do Júri nestes concursos de artesanato da FIA, tem sido para mim uma oportunidade única e enriquecedora para contactar com o melhor que o artesanato português produz, sendo uma ocasião especial para conhecer diretamente os artesãos, extraordinários mestres na perpetuação e desenvolvimento da arte popular e das tradições e cultura portuguesas.
Paralelamente esta participação acarreta sempre uma grande responsabilidade e uma grande constrição, porque é necessário escolher, de entre muitas participações excelentes, as peças que julgamos merecem os prémios de cada edição.
O espírito de boa colaboração entre os elementos do Júri que tem sido sempre possível, e o suporte da FIA, tem permitido minorar estas dificuldades.
Estes concursos de artesanato são um acontecimento marcante no calendário anual de eventos, que espero se continue a implementar e desenvolver.
Os concursos de artesanato têm um importante papel no reconhecimento dos mestres artesãos, bem como na promoção e valorização de novos talentos. Enquanto membro júri, a participação da Direção Geral das Artes que tem atribuições nas artes performativas e outras expressões artísticas, alarga a sua vocação às artes e ofícios tradicionais, assumindo a sua contemporaneidade e importância.
“Como responsável por uma instituição que, há largos anos, trabalha no setor das artes e ofícios, vejo os Concursos de Artesanato da FIA Lisboa como um importante instrumento para a promoção e qualificação das artes e ofícios portuguesas e para o envolvimento direto dos artesãos no processo de desenvolvimento, valorização e divulgação do setor.
As pessoas/entidades envolvidas nos júris destes concursos devem, acima de tudo, ter um conhecimento profundo da realidade do setor das artes e ofícios portugueses, para que possam apreciar e avaliar as peças candidatas sob diferentes prismas e abordagens: qualidade técnica/estética, tradicionalidade/inovação, identidade/criatividade.”
“A equipa ACERTIFICA entende que o concurso de Artesanato promovido pela FIA, é por um lado um incentivo à criatividade dos artesãos, por outro lado um reconhecimento do seu trabalho, quer seja uma peça tradicional, quer seja contemporânea, dando notoriedade às suas produções. Participar é sempre o mais importante”
Os Prémios de Artesanato da FIA são um instrumento importante para valorizar, promover e celebrar os artesãos e o artesanato português.
Distingue, dos artesãos participantes na FIA, aqueles que se destacam pelas suas produções , sejam de natureza tradicional ou contemporânea , reconhecendo deste modo o exímio domínio do saber-fazer artesanal de que os artesãos são detentores, bem como, no contemporâneo, a sua capacidade para apresentar novas soluções, novos materiais e a conjugação do tradicional com a contemporaneidade.
Ao promover artesãos e o artesanato, contribui para a criação de valor a afirmação do valor patrimonial, cultural identitário, e económico do artesanato português.