Costa do Marfim – País Convidado da FIA Lisboa 2025

S. Exa. Mme Annick Josiane Capet-Bakou
A Costa do Marfim lançou oficialmente a sua participação na 37ª edição da Feira, numa cerimónia realizada em Abidjan, no passado dia 13 de Março

Entrevista a S. Exa. Mme Annick Josiane Capet-Bakou, Embaixadora da Costa do Marfim em Portugal

No âmbito da participação da Costa do Marfim como País Convidado da FIA Lisboa 2025, tivemos a honra de entrevistar S. Exa. Mme Annick Josiane Capet-Bakou, Embaixadora da Costa do Marfim em Portugal.
Nesta conversa, a Embaixadora partilhou a visão do seu país para esta presença na FIA Lisboa, reforçando que representa uma oportunidade de promoção e apresentação do saber-fazer marfinense nas áreas do artesanato, da cultura e da gastronomia
Uma oportunidade de conhecer melhor o país que será protagonista desta edição da FIA Lisboa.

O que representa para a Costa do Marfim ser o País Convidado de Honra na 37.ª edição da FIA Lisboa?
É um grande orgulho e uma honra para a Costa do Marfim ser o País Convidado de Honra desta edição.
Esta distinção representa uma oportunidade valiosa para promover e dar a conhecer o saber-fazer marfinense nas áreas do artesanato, da cultura e da gastronomia.
É também uma ocasião privilegiada para apresentar a nossa identidade cultural aos numerosos visitantes deste evento de referência.
Durante esta edição da FIA, a Costa do Marfim estará no centro das atenções, destacando-se pelo seu património e pela sua criatividade.

Quais são os aspetos da cultura da Costa do Marfim que serão apresentados durante a Feira?
A arte, com a exposição de objetos artísticos e artigos de marroquinaria. A agricultura, através da apresentação do cacau e do chocolate marfinenses.
A moda, com vestuário tradicional e contemporâneo. E, claro, a gastronomia, com a degustação de pratos típicos da Costa do Marfim.

O que podem esperar os visitantes da gastronomia e do artesanato da Costa do Marfim?
Uma verdadeira imersão na tradição e no saber-fazer marfinense. Uma oportunidade para descobrir – ou redescobrir – a diversidade da nossa cozinha e a riqueza do nosso artesanato, que reflete a alma e a identidade cultural da Costa do Marfim.

Testemunho de S. Exa. Mme Annick Josiane Capet-Bakou, Embaixadora da Costa do Marfim em Portugal